Programas | Cláritas
Trabalho em equipe

Programas

Projeto Cidadania Digital

Programas

Cidadania Digital

Preparamos nossos estudantes, não somente para a aquisição de conteúdos, mas, principalmente, para se tornarem cidadãos éticos e responsáveis.

No mundo digital conectado, nós também trabalhamos a identidade, direitos, deveres, convivemos com outras pessoas e nos deparamos com pontos de vista convergentes e divergentes. Por isso, surge a necessidade de também educarmos nossos estudantes para a Cidadania Digital.

O tema Cidadania Digital é emergente e amplo, e está entre as principais pautas com que trabalhamos no cotidiano da escola. Desenvolvemos atividades sobre cuidados que precisamos ter nas redes sociais, como se proteger e compartilhamos boas práticas na internet.

Durante a Semana da Cidadania Digital, intensificamos as ações, propondo temas para que os professores trabalhem com os estudantes através de atividades realizadas de diferentes formas: vídeos, recursos tecnológicos, jogos, debates, concursos e palestras. Sempre envolvendo as famílias.
Projeto semente literaria

Semente Literária

Nesse nosso projeto, despertamos no estudante o gosto pela leitura e escrita.

 

Oferecemos atividades para criar e fortalecer o hábito da leitura, individualmente e em grupo, estimulando a criatividade, desenvolvendo o senso crítico e a promoção da empatia. 

 

Também favorecemos, por meio do projeto, o desenvolvimento de habilidades de memória visual e auditiva, coordenação motora, além de todo o suporte para que os estudantes possam produzir um livro expondo suas ideias, emoções e conhecimento.

 

O encerramento da Semente Literária é uma tarde muito festiva, com o lançamento do livro feito pelos estudantes em uma livraria, com direito a autógrafos.

Projeto Ideathon

Ideathon e Design Sprint

Todos os anos, nossos estudantes são desafiados a criarem a solução de um problema real de forma criativa, usando o modelo de Design Sprint.

O Ideathon favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades, além da consolidação do conhecimento formal e multidisciplinar. Cada tema trabalhado exige que o aluno mobilize recursos de diferentes áreas de conhecimento, a fim de entender profundamente a problemática a ser trabalhada.

As habilidades desenvolvidas levam às mais diversas competências, destacando-se, especialmente: autonomia, cooperação, cultura digital, pensamento crítico, científico e criativo.

Essa abordagem pedagógica resulta em uma aprendizagem significativa de conceitos e habilidades na prática. Os alunos pensam na solução e mapeiam as oportunidades. Por meio de estratégias de design thinking, realizam uma pesquisa, para depois prototipar ideias que darão suporte à solução do problema. Testam e finalizam com a criação de um discurso oral, chamado pitch, para apresentar o resultado.
Cláritas