A importância do estudo de uma Segunda Língua na infância
O estudo de uma segunda língua, principalmente o Inglês, já não é mais considerado opção, mas uma necessidade neste mundo globalizado.
Quando esse aprendizado acontece durante a infância, o processo se torna muito mais fácil. Isso ocorre porque, nesta fase do desenvolvimento, o cérebro da criança está mais aberto a fazer novas sinapses e conexões cerebrais. Pensando nisso, aqui no Cláritas, iniciamos as aulas de Inglês a partir dos 2 anos.
Está provado que o melhor processo de aquisição do segundo idioma é propormos o aprendizado da forma mais natural possível.
Assim, primeiramente, a criança precisa compreender o que escuta e, também vê através de figuras, depois responder e formar frases, oralmente… e só então começará a escrever.
No circle time, que são as rodas de conversa, estimulamos justamente a compreensão e a comunicação na língua inglesa.
Outro fato importante é o aparelho fonético que está em formação, por isso a pronúncia correta acontece mais rapidamente, e o melhor jeito de estimulá-lo é de forma natural e ativa aplicada às necessidades diárias, através de jogos, rodas de conversa e brincadeiras.
Para que o aprendizado ocorra, a prática da segunda língua precisa ser diária, tanto de escuta como de fala, e foi pensando assim que nossas aulas de Inglês são diárias dentro da grade curricular.
Quando realizamos, em nossas aulas, atividades que envolvam a comunicação oral, o movimento corporal e a coordenação motora, o aprendizado se torna muito mais significativo, pois as crianças vivenciam essas práticas enquanto aprendem.
Mas o melhor de tudo é vê-las aprender Inglês brincando e se divertindo.