De que forma despertamos e nutrimos a Criatividade?

A criatividade é uma das habilidades contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerada essencial para o sucesso do “profissional do futuro”. Desde a Educação Infantil, nossos alunos dispõem de espaços e incentivos para nutrir e desenvolver o espírito criativo.

De que forma?

Por exemplo, nossa Escola promove diversas atividades que favorecem a autonomia e o protagonismo do aluno, por meio de jogos, brincadeiras sensoriais, atividades mão na massa, contato com a natureza e o uso consciente da tecnologia. A todo momento, eles são estimulados e aprendem por meio da experimentação, o que torna o aprendizado muito mais significativo.

Também valorizamos as diversas manifestações artísticas e culturais, encorajando-os a se expressarem livremente. Oferecemos, na grade regular, aulas de Música, Artes e Programação. Além disso, as aulas de Capoeira e de Circo também contribuem para desenvolver a criatividade e a psicomotricidade.

A partir do Jardim 2 até o 5o ano do Ensino Fundamental, contamos com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, que estimula a criatividade, a capacidade analítica, a resiliência, a autoconfiança e outras habilidades socioemocionais que preparam os alunos para os desafios contemporâneos.

Do 3o ao 5o ano do Ensino Fundamental, nosso aluno participa da experiência da A.M.I. (Avaliação das Múltiplas Inteligências), uma metodologia de Harvard que ajuda a mapear os diferentes tipos de inteligência, indicando quais são as habilidades mais aguçadas e quais podem ser potencializadas.

Nas aulas de Culinária, eles têm a oportunidade de criar, experimentar, aprender com a própria experiência. Encaramos o “erro” como parte do processo de aprendizagem, o que deixa o nosso aluno mais confiante e seguro em suas novas descobertas.

Nossos alunos são constantemente estimulados a inovar e buscar soluções para os desafios do dia a dia. A Maratona Hackathon, inspirada nos conceitos de Design Thinking e no Pensamento Computacional, contribui para desenvolver habilidades de comunicação, raciocínio lógico e trabalho em equipe, por exemplo.

Nossa Escola mantém contato próximo com as famílias, que também são envolvidas nas atividades que inspiram a criatividade. No último Dia das Mães, cada aluno recebeu um kit para organizar um delicioso piquenique em família, incluindo os biscoitos que eles mesmos prepararam e um presente personalizado para a mãe.

Por que, afinal, a criatividade é tão importante?

A criatividade é uma das competências socioemocionais previstas na BNCC, que propõem o desenvolvimento do aluno como um cidadão completo, emocionalmente preparado para as relações pessoais e profissionais. Assim, desenvolver a criatividade é fundamental para a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, fazendo o aluno pensar em soluções inovadoras para os desafios presentes e futuros.

A cada atividade, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, nossos professores buscam novas abordagens pedagógicas, despertando o interesse daqueles que são “nativos digitais” e aprendem por meio da experiência. O resultado são alunos ainda mais motivados para aprender, com autoconfiança, espírito colaborativo e empreendedor.